Em agosto na Casa de Rui Barbosa (RIO) - Museus-casas históricas para todos



Acessibilidade em Museus-Casas
Clique na foto para ampliarA Fundação Casa de Rui Barbosa (FCRB) comemora, no dia 13 de agosto de 2015, os 85 anos de abertura do Museu Casa de Rui Barbosa. Para celebrar a data, recebe uma mesa-redonda sobre “Acessibilidade em Museus-Casas”. O evento acontece no dia do aniversário da instituição, das 14h às 17h30, na sala de cursos, com entrada gratuita.
O tema da acessibilidade ocupa, gradativamente, um lugar de destaque nos discursos institucionais por tratar da necessidade da adequação dos espaços públicos e torná-los capazes de receber todas as pessoas, independente das limitações físicas e sociais. O debate de abertura tratará dos desafios encontrados pelos museus-casas, em geral instalados em edifícios históricos, para se moldar às exigências atuais.
A mesa-redonda será uma prévia de um encontro sobre o assunto, que será realizado em 2016. 

:: Confira a programação:
Museus-casas históricas para todos
Ana Cristina Carvalho - Doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP). É curadora do Acervo Artístico-Cultural dos Palácios do Governo do Estado de São Paulo e conselheira do Comitê Internacional para os Museus-Casas Históricas (DEMHIST) do Conselho Internacional de Museus (ICOM).

Acessibilidade plena aos museus. Ex. do Brasil e do mundo
Regina Cohen - Pós-doutoranda em Arquitetura com o tema de Acessibilidade de Pessoas com Deficiência aos Museus. É coordenadora do Núcleo de Pesquisa, Ensino e Projeto sobre Acessibilidade e Desenho Universal (Núcleo Pró-Acesso da UFRJ).

Comentários