Vida sem Barreiras: Profissões ligadas à área de Saúde estão entre as mais promissoras



25/07/2015 06:00:00
  
Profissões ligadas à área de Saúde estão entre as mais promissoras, diz estudo
Com uma população crescente e cada vez mais idosa, a área de saúde ganha cada vez mais importância no mercado de trabalho. O modo de vida moderno também aumenta a demanda por profissionais dessa área...
Extra
extra.globo.com

Com uma população crescente e cada vez mais idosa, a área de saúde ganha cada vez mais importância no mercado de trabalho. O modo de vida moderno também aumenta a demanda por profissionais dessa área, seja para tratamento, seja para prevenção de doenças. De acordo com o site Love Mondays, as carreiras ligadas a esse setor continuarão em alta por muito tempo e haverá cada vez mais demanda por médicos, enfermeiros, terapeutas e farmacêuticos.

— Na área de saúde, trabalhamos em duas linhas: a assistência, mas também a promoção da saúde, que está crescendo muito. Hoje em dia, há um interesse maior por esse tipo de cuidado, que serve para evitar que o paciente precise de tratamento, precise ir a um hospital. E os enfermeiros estão sempre incluídos nos projetos de atenção básica — explica Abilene Gouvêa, professora de Saúde da Mulher da Faculdade de Enfermagem da Universidade Veiga de Almeida.

Para Abilene, a possibilidade de concurso público para a área também atrai novos profissionais. A professora afirma que, para quem tem vocação e vontade de atuar na área, não falta oportunidade.

— Tem aumentado muito o número de solicitações de emprego na área de saúde para enfermeiros, técnicos e auxiliares. Por mais que esses profissionais tenham que trabalhar muito, dificilmente, a gente os vê realmente desempregados — afirma.

Mesmo assim, Abilene explica que a área de saúde exige um elemento fundamental de seus profissionais: vocação. Por isso, gostar de lidar com pessoas é uma das principais características de um candidato à enfermagem ou qualquer outra carreira ligada à área médica. Em alguns casos, o sonho de atuar em enfermagem vem desde a infância. Em outros casos, ele surge até dentro da faculdade. Foi isso que aconteceu com Lívia Bertasso, de 30 anos. Depois de cursar fisioterapia, ela viu na enfermagem uma possibilidade profissional e resolveu ter mais uma graduação.

— Cursando, eu me apaixonei pela área e a hoje a dedicação é exclusiva. A fisioterapia se tornou uma área que eu admiro.

Dentro da nova área de atuação, Lívia agora trabalha em um hospital e pensa em se especializar em obstetrícia.

— Após um mês de estágio no Pará nesta área, vi a importância da enfermagem nesse momento e como ele é significativo, único.

Comentários