Hogewyk: um lugar projetado para pessoas com demência


Hogewyk- A vila para pessoas com demência - 4
Infelizmente ainda não existe uma maneira perfeita para cuidar de quem sofre de demência e Alzheimer. Na Holanda, no entanto, Yvonne van Amerongen, e mais um pequeno grupo de cuidadores começaram a estudar um tipo de lar no qual os moradores poderiam participar da própria vida. Somente em 2009 nasceu “Hogewyk” ou “Vila da Demência”, projetada pelos arquitetos holandeses da Molenaar&Bol&ValDillen.
Localizada na pequena cidade de Weesp (Holanda), Hogeweyk, é semelhante a um condomínio fechado, mas por dentro é um mundo independente, com restaurantes, supermercados, praças para pedestres e muito mais. O mais curioso são os atendentes. A enfermeira rapidamente vira cabeleireira, a assistente social passa a ser dona de banca, e um médico psiquiatra é garçom com naturalidade. “Aqui os doentes têm uma vida normal dentro do mundo criado pela mente deles. E nós procuramos respeitar a individualidade de cada um. Todos, ao seu modo, são felizes”, conta a diretora da clínica, espécie de prefeita da minicidade.
Hogewyk- A vila para pessoas com demência - 1
Os idealizadores de Hogeweyk, explicam que a ideia era criar um mundo que tivesse a maior semelhança possível com a vida normal dos pacientes e que, acima de tudo, fosse seguro. São 23 casas em toda a vila, divididas por 140 internos e 30 profissionais. Cada apartamento hospeda entre seis e oito pessoas, incluindo cuidadores. Os pacientes têm uma rotina semelhante a de qualquer outra pessoa.
Hogewyk- A vila para pessoas com demência - 2
É natural que uma pessoa com a doença queira sair andando sem rumo, normalmente sem aviso, o que transforma a maioria dos centros de cuidados para pacientes com demência em lugares com regras rigorosas, feitas para trancar os pacientes. Em Hogeweyk, a segurança é a própria vila, os pacientes podem andar ao redor dela sem qualquer risco.
Pessoas com demência sofrem com espaços, cores e até decorações que não sejam familiares. Em Hogeweyk, os apartamentos foram projetados com referências culturais conhecidas pelos próprios pacientes, classificadas em seis “gêneros”: classe alta, caseiro, cristão, artesão, da Indonésia, e cultural. Cada apartamento é diferente, feito para se adaptar a qualquer estilo de vida. “Viva no estilo de vida que você tinha antes”, explica Hogeweyk.
Hogewyk- A vila para pessoas com demência - 3
Crédito/fonte da foto: Gizmodo
Fonte do post: Gizmodo

Comentários