A prática de atividades físicas

Independente de ter ou não alguma deficiência física, a prática de esportes ou realização de alguma atividade física é extremamente importante para o desenvolvimento físico das pessoas. Para nós, pessoas com nanismo, é muito importante essa prática e tiro isso por experiência própria. Devemos aproveitar a mobilidade independente que muitos de nós temos, para nos desenvolver fisicamente. Afinal, qualidade de vida é importante à qualquer pessoa.

A prática de atividades físicas

prática de exercícios físicos sempre esteve associada a qualidade de vida das pessoas seja fisicamente, psicologicamente ou socialmente. Caminhar, correr, nadar, malhar, são atividades que trabalham na manutenção e desenvolvimento de estruturas ósseas e musculares. Para as pessoas com deficiência física, incluindo aquelas com nanismo, esse desenvolvimento e fortalecimento é extremamente necessário para evitar complicações em idades avançadas.
Além do desenvolvimento, a prática de exercícios proporciona melhora na circulação e das funções cardíacas e pulmonares. Além de melhorar a habilidade de concentração, prevenir a pressão alta, colesterol e diabetes. Reduz o stress, estimula a independência, ensina a encarar situações de sucesso e frustração , aumenta a auto-estima da pessoa com deficiência, entre outros. Desde cedo comecei a praticar natação. Durante muito tempo, dos 8 aos 18 anos de idade, acumulei diversos benefícios ao longo de 10 anos de prática constante de exercícios físicos. Com melhorias no aspecto físico, escolar, comportamental, a natação me ensinou a nadar contra o tempo, mergulhar de cabeça nos problemas, afundar o preconceito e emergir das dificuldades.
Apesar de estimularmos a prática de qualquer atividades físicas por uma pessoa com ou sem deficiência, é extremamente importante respeitar seus limites. Toda e qualquer atividade deve ser acompanhada por profissionais e muita atenção. Seguindo todas as normas de segurança, a prática de exercícios irá estimular e desenvolver as suas habilidades físicas e psicológicas.

E você, pratica alguma atividade física?

fonte: Nanismo IN FOCO

Comentários