Mais um pouco de INTOCÁVEIS

Joanna Saldanha no pintasdajoaninha.com.br


Um filme para vida

No fim de semana passado eu me rendi aos apelos da minha mãe e fui no cinema ver Intocáveis. Para os desavisados o filme é o maior fenômeno de bilheteria francês e recentemente ultrapassou o fofíssimo Amelie Poulin como filme francês com maior bilheteria no mundo.
A história, baseada em fatos reais do livro O Segundo Suspiro, conta a história de Phillipe e Driss.
Philippe é um milionário francês vive isolado em sua casa em Paris por ser tetraplégico. Driss é senegalês que foi para Paris adotado por uma família cheia de filhos. Negro, ex presidiário e desempregado (e sem vontade de trabalhar), ele vê a sua vida mudar ao trabalhar como cuidador de Philippe.
A relação dos dois é o triunfo do filme e me faltam palavras para descrever a interpretação da dupla Omar Sy e François Cluzet. Omar inclusive ganhar o Cesar (o Oscar francês) de melhor ator pelo filme.
E mesmo com um tema tão sério o filme faz você rir de verdade, com as trapalhadas de um cuidador de primeira viagem. E ao mesmo tempo proporciona reflexões verdadeiras de como nós tratamos os deficientes ao nosso redor. Driss esquece o tempo todo da deficiência do patrão, e é por isso que eles se dão tão bem. Driss apresenta seu mundo para Philippe, que vai desde a maconha ao Earth, Wind & Fire e Philippe apresenta o seu mundo para Driss, com ópera, música clássica e carros velozes.
Philippe estava cansado de ser tratado com pena e cheio de dedos por seus antigos cuidadores e vê na maluquice de Driss algo diferente, Driss, ao contrário de todos os outros cuidadores, não tinha pena do patrão.
Em uma das melhores cenas do filme (peço mil desculpas já se estou falando muito do filme) Philippe conta que sua maior deficiência não é não poder andar, e sim a falta da mulher que ele amou. Driss entendeu perfeitamente o recado e não via os limites físicos dele. Deu para sacar a lindeza do filme?
Tocante, mas sem ser piegas Intocáceis é um filme para ver e rever e para levar para vida.

Comentários