Avianca surpreende no atendimento ao cliente Surdo

Esta matéria foi escrita por Neivaldo Zovico para o Blog Acessibilidade para Surdos. Neivaldo é consultor e palestrante sobre acessibilidade para surdos e deficientes auditivos, membro da Comissão de Estudos da Acessibilidade de Comunicação e Visual para pessoas surdas e deficientes auditivos – ABNT, Coordenador Nacional de Acessibilidade para Surdos da FENEIS.
Aconteceu em maio de 2011, após eu ter comprado passagens aéreas para ir a Brasília para a passeata dos surdos em favor da proposta de Educação de Surdos. Esta proposta foi rejeitada na Conferência Nacional de Educação – PNE em 2010 e agora será a oportunidade de retomarmos esse assunto importante na Educação dos Surdos do Brasil. A compra foi realizada através do canal de vendas da internet da empresa de aviação Avianca.


Depois da compra já realizada, fui convidado pelos dirigentes da comunidade surda para ficar mais um dia para realização da minha palestra “Direitos dos Cidadãos Surdos” e por essa razão necessitava alterar minha viagem de volta. Mas fiquei desesperado pois moro e convivo sozinho em casa e não havia ninguém para me ajudar a fazer a alteração do horário.


Mandei email para o canal de SAC da Avianca, explicando que sou surdo e precisaria conversar com alguém pessoalmente ou que me atendesse para fazer alteração do horário de vôo. Como resposta, solicitaram que eu ligasse para o telefone para surdos com número especifico para pessoas com deficiência auditiva, o TTS ou TS.


Porém, este tipo de telefone é um tipo de comunicação atrasado que eu deixei de usar há mais de anos e em casa nem tenho mais linha para este tipo de comunicação. Não iria a rua para procurar um destes telefones, porque hoje praticamente todas as pessoas Surdas usam SMS dos celulares e também chat on line como forma de comunicação a distância em casa. Todos os Surdos acompanharam a evolução da tecnologia e agora usam o celular e o telefone sem fio conforme a pesquisa que já foi realizado pela revista reação e ou no site


Solicitei então para meu amigo me ajudar, e ele mandou mensagem pelo twitter para o canal da Avianca pois estava preocupado com medo de não ter mais lugar para alteração de minha passagem. Meu amigo então enviou mensagem falando da minha dificuldade em ser Surdo e não ter nenhuma forma de comunicação viável para meu atendimento. Então o SAC da Avianca me enviou mensagem pelo twitter dizendo que poderia me atender pelo MSN para resolver meu problema de horário e me prometeu iniciarem um canal de atendimento online em 60 dias no site deles.


Fiquei contente pois prestaram atendimento rápido ao meu problema, mas foi graças às novas tecnologias que os Surdos começaram a usar como TWITTER, que eu pude ter contato direto com o SAC da empresa. Espero que outras empresas comecem a usar também estes tipos de atendimento, ao invés de TS ou TTS – telefone para surdos, pois o reconhecimento dos clientes Surdos é importante para todas as empresas do Brasil de todos os setores.




Fonte: Acessibilidade para Surdos http://acessibilidadeparasurdos.blogspot.com/

Comentários