Uma Luta sem Barreiras

O dia 20 de maio próximo passado foi dedicado a Luta Antimanicomial, e o Curso de Psicologia da Universidade Veiga de Almeida promoveu seminário para refletir e discutir problemas referentes aos tipos de tratamentos possíveis em pessoas ou para pessoas que sofrem de esquizofrenia e outros distúrbios mentais graves.
Ao final do Encontro Acadêmico tivemos o prazer de ouvir um grupo musical “Louco por Música” que portadores de tais problemas, cantaram e recitaram seus males, esperanças, idiossincrasias, amores não tão diferentes das nossas normais angústias e emoções.
Nesse mesmo momento pensei na bandeira levantada por Glória Perez ao criar o personagem Tarso vivido por Bruno Gagliasso na novela Caminho das Índias (Rede Globo), que esquizofrênico, evidencia a exclusão e a dificuldade dos próprios familiares em assumir e enfrentar a doença de forma responsável.
É impossível manter a indiferença ou transmutar-se em avestruz.
Quer na ficção ou na realidade somos chamados a rever valores quando somos colocados diante de um grupo de profissionais e pacientes que lutam com garra e fibra por uma melhor condição de existir no mundo.
Muito mais que um slogan “recicle idéias, jogue fora preconceitos” é a maneira correta de viver as diferenças !
Músicos do LOUCO POR MÚSICA, foi um prazer conhece-los.


"Sob a orientação do Grupo de profissionais do Papel Pinel, desenhos bastante criativos são elaborados pelos pacientes. E tornam-se estampas para camiseras, cadernos, eco-bolsas e etc. "



Lourdes Luz
Domingo, 14/junho/2009

Comentários