sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Shannon Murray

Hoje (26/02) na coluna da PATRICIA KOGUT (Segundo Caderno do Globo):
Shannon Murray - modelo, atriz e cadeirante - tem 34 anos e é tetraplégica desde os 12. Fotografou para campanha da loja de departamentos Debenhams, uma das maiores na Inglaterra. Esta campanha faz referência à série do Channel 4 intitulada "How to look good naked". O programa quer estimular mulheres com todos os tipos físicos a se sentirem bem sem roupa.
VIDA SEM BARREIRAS !

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Embaixadores da Alegria

Embaixadores da Alegria é a primeira escola de samba voltada às pessoas com deficiência e suas famílias. "Somos uma mescla de Escola de Samba e projeto social que utiliza o samba como instrumento de inclusão social. Nosso projeto reúne o sonho da Avenida com a realidade do dia-a-dia destes sambistas especiais, visando quebrar todas as barreiras de acessibilidade e os preconceitos de quem ainda os vê como incapacitados."

Rainha da Bateria - Fernanda Honorato:
Com uma animação de dar inveja às mais badaladas rainhas de bateria, Fernanda desfilou sua alegria na 1a Feijoada dos Embaixadores.Fez as honras aos integrantes da escola. Com muita simpatia Fernanda mostrava samba no pé e felicidade ao participar da Embaixadores da Alegria: “Estou muito feliz e não vejo a hora de pisar na avenida. É uma honra muito grande participar desse projeto. Estou muito feliz, isso é a realização de um sonho”, confessou a rainha que, no dia a dia, exerce a profissão de jornalista e modelo.

Para qualquer informação entre em contato conosco:
(21) 3874.0661 ou faleconosco @embaixadoresdaalegria.org
site: http//eusouembaixador.blogspot.com (fonte)

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

A influência do ambiente em pessoas com insônia - Quarto para insônia.

Introdução.

A insônia é uma diminuição total ou parcial da quantidade habitual de horas de sono ou de sua qualidade durante a noite, causando mau humor, cansaço, ansiedade, estresse ou depressão. Estes podem ser alguns dos sintomas ou mesmo a causa da insônia, um problema que atinge pelo menos 40 milhões de brasileiros, ou seja, em torno de 35% da população adulta, segundo o Dr. José Carlos Souza, médico psiquiatra pela Associação Brasileira de Psiquiatria. A decorrência de redução no descanso diário dá-se por excesso de iluminação, temperatura inadequada, barulho, horários irregulares, estresse profissional, televisão, dentre outros.
Segundo o Instituto de Tecnologia de Israel, a claridade, que hoje é maior que na década passada, é uma inimiga de quem sofre de insônia, pois foi constatado que o ser humano tem um regulador do sono que é a Melatonina, o hormônio que induz o sono, e é produzido somente no escuro.
Este trabalho tem como finalidade configurar um espaço apropriado para as pessoas que sofrem de insônia, usando a arquitetura como uma qualidade na melhoria na qualidade do sono e também na cura da insônia.

Higiene do sono
Algumas mudanças simples no estilo de vida podem ajudar a combater a insônia, mesmo quando ela for crônica, como: Atividade física, o quarto, cuidado com a luminosidade, silêncio, temperatura adequada, a diminuição de estímulos visuais (televisão), roupas confortáveis. É fundamental procurar relaxar antes de ir para cama. Ouça uma música relaxante bem baixinho, leia um pouco, converse ou assista a um filme.

Ambiente adequado
O ambiente do quarto deve ser agradável (arejado e fresco), aconchegante (escuro) e confortável (calmo, silencioso e relaxante) utilizado apenas para dormir e, ou para relações íntimas, separando assim das outras atividades como TV, computador etc. A cabeceira deve ser regulável, usar uma planta para dar um ambiente agradável. Para pessoas com alergia é recomendável usar aspiração central para a melhoria do ar. Como despertador pode-se utilizar som ambiente que pode ser programado para ligar em horário pré-determinado. O óleo essencial de lavanda é calmante e relaxante. Misture 5 gotas com água, coloque em um vidro spray e borrife pelo quarto. Pode-se também colocar uma gotinha no travesseiro.

Cor do ambiente
As cores frias são as mais indicadas, não podendo ser usada em excesso.
Verde: proporciona equilíbrio e calma – pacifica. Usada em excesso causa depressão.
Azul: possibilita a calma e estimula a serenidade, também se usada em excesso leva à depressão.
É fundamental a escolha da cor no ambiente de dormir para uma aplicação correta, pois as cores são estímulos naturais, capazes de alterar a qualidade de vida do homem.

Acústica

O barulho excessivo é um fator que pode trabalhar o sono. Para auxiliar a acústica do quarto, o mercado dispõe, hoje, de janela anti-ruído, como também de portas que são para o mesmo fim. Como isolante acústico deve-se fazer divisórias de gesso acartonado ou outra solução, mais barata, são paredes mais grossas que o comum, de 25 cm. É fundamental procurar relaxar antes de ir para cama. Ouça uma música relaxante bem baixinho, leia um pouco, converse ou assista a um filme.

Iluminação
A janela não deve ser pequena para que o quarto tenha boa iluminação natural. A persiana elétrica que pode ser programada para abrir e fechar em um determinado horário é um ótimo controle. O uso da automatização na iluminação é de grande ajuda, o dimmers é fundamental para controle de luminosidade, também podendo se programar para que após as 21h ou 22horas a iluminação fique fraca, a melatonina um neuro-hormônio indutor do sono só começa a ser produzido quando escurece. Luzes fortes podem influenciar esse processo biológico.

Temperatura
Evite o calor ou frio excessivo no quarto. Temperatura abaixo de 17 graus causa sonhos desagradáveis e calor acima de 29 graus causa perda do sono e movimentação O clima favorável ao sono é a temperatura amena (22 a 24 ºC).

autor: Patrícia Schleder da Rosa - Setembro, 2004.
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